Os UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, ou "Veículos Aéreos Não Tripulados"), também conhecidos como drones, tem sido uma faceta da aviação na maior parte de sua história, embora negligenciados muitas vezes. Para a finalidade desse pequeno artigo, e para distinguir UAVs de mísseis, um UAV é definido como sendo capaz de voo sustentado e controlado e propelido por um motor a jato ou reciprocante.
O interesse por um veículo militar que não oferece risco de perda de vidas é muito grande, e por isso o ritmo do desenvolvimento de UAVs sempre refletiu no ritmo de desenvolvimento da tecnologia em geral. Até recentemente, os UAVs tendiam a ser pequenos e portanto dependentes da tecnologia de miniaturização mais ainda que seus "irmãos" tripulados. No século 21, a tecnologia chegou a tal ponto de sofisticação que dá-se aos UAVs uma grande importância em combates bélicos.
O primeiro UAV / drone a ser produzido em grande escala foi um produto do ator britânico Reginald Denny. Ele serviu na Força Aérea Britânica (British Royal Flying Corps) na Primeira Guerra Mundial, e depois imigrou para os Estados Unidos para tentar a sorte em Hollywood. Denny fez nome como ator e, entre os trabalhos, desenvolveu seu interesse em aeromodelos rádio-controlados na década de 1930. Ele e seus sócios formaram a "Reginald Denny Industries" e abriram uma loja de modelismo em 1934 no Hollywood Boulevard conhecida como "Reginald Denny Hobby Shop".
Reginald Denny
UAV de Reginald Denny (1939)
A loja evoluiu para a "Radioplane Company". Denny acreditava que uma aeronave rádio-controlada de baixo custo poderia ser muito útil para treinamento de artilharia anti-aérea, e, em 1935, fez demonstrações de um protótipo de drone-alvo, o RP-1, para o exército americano (U.S. Army). Denny então comprou um projeto de Walter Righter em 1938 e começou a produzi-lo para os modelistas com o nome de Dennymite, e o demonstrou para o U.S. Army como o RP-2, e após modificações como RP-3 e RP-4 em 1939.
A grande SURPRESA!
Em 1940 o exército americano encomendou 53 RP-4, designando-os OQ-1. Essa pequena encomenda levou a uma muito maior em 1941 dos modelos RP-5, que vieram a ser chamados de OQ-2. A Marinha americana também comprou os drones, designando-os TDD-1, ou "Target Drone Denny 1".
Milhares foram fabricados em instalações no aeroporto Van Nuys, na região metropolitana de Los Angeles.
E foi nesta fábrica que, em 1944, o fotógrafo do exército David Conover viu uma jovem mulher chamada Norma Jeane, e achou que ela tinha potencial para ser modelo.
Essa "descoberta" levou Norma Jeane à fama, e ela logo mudou seu nome para MARILYN MONROE....
Norma Jeane Mortensen Baker
ou... se preferir......
MARILYN MONROE !
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