quinta-feira, 12 de abril de 2012

** ARTIGO: Os primeiros UAVs e uma SURPRESA!

Os UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, ou "Veículos Aéreos Não Tripulados"), também conhecidos como drones, tem sido uma faceta da aviação na maior parte de sua história, embora negligenciados muitas vezes. Para a finalidade desse pequeno artigo, e para distinguir UAVs de mísseis, um UAV é definido como sendo capaz de voo sustentado e controlado e propelido por um motor a jato ou reciprocante. 

O interesse por um veículo militar que não oferece risco de perda de vidas é muito grande, e por isso o ritmo do desenvolvimento de UAVs sempre refletiu no ritmo de desenvolvimento da tecnologia em geral. Até recentemente, os UAVs tendiam a ser pequenos e portanto dependentes da tecnologia de miniaturização mais ainda que seus "irmãos" tripulados. No século 21, a tecnologia chegou a tal ponto de sofisticação que dá-se aos UAVs uma grande importância em combates bélicos.



O primeiro UAV / drone a ser produzido em grande escala foi um produto do ator britânico Reginald Denny. Ele serviu na Força Aérea Britânica (British Royal Flying Corps) na Primeira Guerra Mundial, e depois imigrou para os Estados Unidos para tentar a sorte em Hollywood. Denny fez nome como ator e, entre os trabalhos, desenvolveu seu interesse em aeromodelos rádio-controlados na década de 1930. Ele e seus sócios formaram a "Reginald Denny Industries" e abriram uma loja de modelismo em 1934 no Hollywood Boulevard conhecida como "Reginald Denny Hobby Shop".

Reginald Denny

UAV de Reginald Denny (1939)


A loja evoluiu para a "Radioplane Company". Denny acreditava que uma aeronave rádio-controlada de baixo custo poderia ser muito útil para treinamento de artilharia anti-aérea, e, em 1935, fez demonstrações de um protótipo de drone-alvo, o RP-1, para o exército americano (U.S. Army). Denny então comprou um projeto de Walter Righter em 1938 e começou a produzi-lo para os modelistas com o nome de Dennymite, e o demonstrou para o U.S. Army como o RP-2, e após modificações como RP-3 e RP-4 em 1939.



A grande SURPRESA!

Em 1940 o exército americano encomendou 53 RP-4, designando-os OQ-1. Essa pequena encomenda levou a uma muito maior em 1941 dos modelos RP-5, que vieram a ser chamados de OQ-2. A Marinha americana também comprou os drones, designando-os TDD-1, ou "Target Drone Denny 1".

Milhares foram fabricados em instalações no aeroporto Van Nuys, na região metropolitana de Los Angeles.

E foi nesta fábrica que, em 1944, o fotógrafo do exército David Conover viu uma jovem mulher chamada Norma Jeane, e achou que ela tinha potencial para ser modelo.

Essa "descoberta" levou Norma Jeane à fama, e ela logo mudou seu nome para MARILYN MONROE....


Norma Jeane Mortensen Baker

ou... se preferir......

MARILYN MONROE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário