segunda-feira, 9 de abril de 2012

** ARTIGO: FPV e voo RC: O que você acha?

FPV ou First Person View (Visão em Primeira Pessoa) é uma das modalidades de voo RC mais em moda em nosso hobby hoje em dia. O link de vídeo transmitido instantâneamente do avião para o piloto, que usa óculos especiais, fornecem uma visão única do mundo em volta. É como se estivesse dentro da cabine do aeromodelo! O crescimento dessa modalidade é tão popular nos EUA que a AMA (Academy of Model Aeronautics, dos EUA) desenvolveu regras rígidas para os procedimentos adequados para voo FPV. São necessários um "safety pilot" (algo como co-piloto) e uma maneira rápida para tranferir o comando ao safety-pilot. Voos FPV estão tão populares na verdade que a internet e o YouTube estão repletos de vídeos interessantes. O que você acha disso?



Model Airplane News tem acompanhado a atividade local de FPV e, na edição de 2010 do evento NEAT de aeromodelismo elétrico, encontraram a pessoa que realmente encarou a modalidade FPV de maneira muito séria. Gary Graf, de Long Island, NY, tem participado do evento NEAT por vários anos demonstrando suas plataformas de voo equipadas com câmeras incluindo uma asa voadora e uma variedade de octocópteros sofisticados. Ele investiu centenas de horas refinando seu equipamento mara tirar o máximo de sua experiência de voo RC virtual e cada um de seus veículos de reconhecimento aéreo tem características únicas. Na edição do NEAT de 2011, Gary mostrou a todos o quão pequeno o equipamento se tornou.


Gary prefere asas voadoras para trabalhos ar-ar já que elas são muito eficientes e estáveis, o que é perfeito quando ele está seguindo ou voando em formação com outros aviões. Ele desenvolveu seu octocóptero para ser uma plataforma de hovering ultra estável e equipado com um equipamento de piloto automático que ele chama de "Return-to-Home" (Voltar-para-Casa). Tudo que ele precisa fazer é ativar uma chave e seu UAV (ou VANT, Veículo Aéreo Não-Tripulado em portugês) volta exatamente para o ponto de lançamento com a ajuda do sistema de GPS  embarcado. Sua mochila guarda todo o equipamento de solo necessário para alimentar as telas de seus óculos (goggles) para que ele possa girar e inclinar a câmera de bordo.
Uma entrevista com o Homem FPV!
Conte-nos sobre a experiência em FPVBasicamente, o voo FPV emprega uma pequena câmera no nariz do avião que envia vídeo para um pequeno transmissor, que por sua vez envia o sinal para uma estação de solo. As estações de solo consistem de antena, receptor e um monitor de vídeo ou óculos. Você voa somente do ponto de vantagem do avião.
É difícil controlar a aeronave? Eu comecei a voar FPV em janeiro de 2008 e descobri ser mais fácil aprender a voar FPV do que aprender a voar RC do chão, olhando para cima. Eu prefiro usar asas voadoras como minhas plataformas principais de FPV por serem mais fáceis de ajustar e serem as estruturas mais eficientes.


Qual a história sobre sua mochila? Eu fiz minha mochila por que ela torna o transporte mais fácil e permite manter a antena apontada para o avião. Isso me dá a melhor qualidade de vídeo e a melhor portabilidade. Com meus fones de ouvido e meus óculos eu realmente me sinto como se estivesse dentro do avião. Eu vejo um overlay de vídeo que mostra o HUD (Heads Up Display) similar ao o caça F-16. Eu vejo o que a câmera vê e mais minha altitude, velocidade do ar, minha direção de voo, onde a pista está e há também um horizonte artificial que ajuda a me orientar quanto à atitude do avião.


Acima: a mochila em 2010

Abaixo: a mochila virou uma pochete em 2011!


Conte-nos sobre seu Octocóptero. Houve uma acentuada curva de aprendizado com esse tipo de aeronave. Helicópteros multi-rotor consistem de uma placa de controle para estabilidade, uma estrutura principal para suportar todo o equipamento, ESC's e motores. Podem ser tri-, quadri-, hexa ou octocópteros. Quanto mais motores você tiver, maior a estabilidade e capacidade de carga. Eu uso uma placa de controle de voo UAVX que tem três giroscópios, um altímetro barométrico, bússola e receptor de GPS. Eu fiz uma infinidade de soldas e alguma reprogramação nos sistemas mais avançados mas eles são excelentes plataformas de vídeo aéreo devido à sua estabilidade e manobrabilidade. O octocóptero com seu sistema de FPV sempre é foco de conversas. Eu sempre gosto de responder perguntas e de compartilhar o hobby com pessoas que encontro em eventos de RC. Ele tem uma função de  "Position and Altitude Hold" (manter posição e altitude) assim como uma função para retornar ao local de lançamento (Return-to-Home) que realmente facilitam muito as tarefas de pilotar e filmar ou fotografar.


** Traduzido e adaptado de artigo de GERRY YARRISH para Model Airplane News

Nenhum comentário:

Postar um comentário